Memória Getuliense: projeto resgata a história do Poder Legislativo por meio da digitalização das atas desde a década de 1930

por Andrei da Silveira Nardi publicado 28/03/2023 14h13, última modificação 28/03/2023 14h13

O projeto Memória Getuliense foi iniciado em 2021 pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Getúlio Vargas e a Câmara de Vereadores e tem por objetivo resgatar a história local por meio da digitalização de documentos que fazem parte dos poderes Legislativo e Executivo de Getúlio Vargas.

Na primeira fase do projeto, constatou-se que a Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas possui um acervo documental historicamente valioso que estava correndo o risco de se deteriorar pela ação do tempo e acabar perdendo-se como registro histórico. O material digitalizado se inicia com as atas das sessões legislativas desde 1935, ano de instalação do município de Getúlio Vargas política e administrativamente emancipado, com o primeiro colegiado de parlamentares composto.

Todos os momentos e contextos da história republicana brasileira e estadual estão contemplados neste conjunto de documentos até os dias atuais. Nomes dos parlamentares, ex-prefeitos, os debates, as legislações, enfim, uma série de acontecimentos históricos relatados e registrados nestas atas.

Os documentos estão disponíveis no site do Departamento Municipal de Cultura e em breve estarão disponíveis no site da Câmara de Vereadores e redes sociais.

Confira o material no site do Departamento Cultural por meio do link: https://is.gd/lFlkC8

.

✍🏻: David Zanoni/responsável pelo Departamento Cultural - revisão: Imprensa Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas