Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas realiza solenidade de entrega do Prêmio Mulher Cidadã 2024

por Andrei da Silveira Nardi publicado 26/03/2024 14h17, última modificação 26/03/2024 14h17

Uma noite especial. Quando o relógio bateu às 19h da quinta-feira, dia 21 de março, a Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas se transformou em um palco. As estrelas da noite? As mulheres. Na ocasião, representadas por três nomes que receberam o Prêmio de Mulher Cidadã de Getúlio Vargas 2024. Iara Lúcia Chaves Gruber, Ivete Dallastra e Joice Pellenz, indicadas pelas bancadas partidárias que compõem o Poder Legislativo getuliense.

A solenidade foi conduzida pelo Presidente da Casa, Vereador Aquiles Pessoa da Silva, que iniciou os trabalhos convidando as homenageadas e o Prefeito, Maurício Soligo, para compor a mesa de honra.

Após a leitura do histórico de cada Mulher Cidadã, as mesmas receberam um troféu e um buquê de flores de edis representantes da bancada que as indicou.

As mulheres presentes receberam, das mãos dos vereadores, um botão de rosas. Este foi um mimo do Legislativo em reconhecimento ao mês da Mulher.

Premio Mulher Cidada 2024 -- Camara de Vereadores de Getulio Vargas -- Fotos Andrei da Silveira Nardi-06.jpg

Pronunciamentos

 

Premio Mulher Cidada 2024 -- Camara de Vereadores de Getulio Vargas -- Fotos Andrei da Silveira Nardi-43.jpg

A primeira a usar a tribuna e se manifestar foi a sra. Iara Gruber, que disse que ficou surpresa e alegre com a indicação e o convite para receber a honraria. “Todas as mulheres são merecedoras de um título Mulher Cidadã. Gratidão é o ingrediente secreto que torna a vida mais doce, pois nos faz apreciar as coisas simples e valorizar as pessoas que nos cercam. Se tudo isso significa cidadania, com muito orgulho proclamo, então, sou Mulher Cidadã de Getúlio Vargas, com muito orgulho, a minha querida cidade”, disse Iara.

Premio Mulher Cidada 2024 -- Camara de Vereadores de Getulio Vargas -- Fotos Andrei da Silveira Nardi-36.jpg

 

Ivete Dallastra afirma que esse título traz consigo muita responsabilidade. “Cada uma das minhas ações, sejam na área profissional, social ou simplesmente às vezes que estendi a mão para alguma causa particular de alguém, que eu possa ter minimamente atendido, o fiz com o espírito desprendido de receber algo em troca, que não a minha paz espiritual e crescimento como ser humano. Agradeço a cada um que me deu a oportunidade do convívio, possibilitando assim meu crescimento como ser social de uma comunidade pela qual tenho grande estima”. Ao final, Ivete declamou versos da música “Certas Coisas Pra Dizer”, de Jorge Trevisol.

Premio Mulher Cidada 2024 -- Camara de Vereadores de Getulio Vargas -- Fotos Andrei da Silveira Nardi-30.jpgJoice Pellenz, usou seu espaço para agradecer à família e às munícipes getulienses, especialmente àquelas do Distrito de Souza Ramos. “Muito obrigado pela realização deste momento, que muito me orgulha, mas também me desafia a ser cada vez melhor. Este prêmio Mulher Cidadã 2024 é de todas nós mulheres, que no seu espaço fazem sempre o seu melhor. Construindo a diferença para uma cidade acolhedora e melhor para viver”, finaliza Joice.

 

 

Premio Mulher Cidada 2024 -- Camara de Vereadores de Getulio Vargas -- Fotos Andrei da Silveira Nardi-26.jpg

O Vereador Jeferson Wilian Karpinski, representando a bancada do PROGRESSISTAS (PP), parabenizou as três homenageadas, mas dedicou sua fala à Iara. “Quando eu citei o teu nome e disse ‘colegas vereadores, a Mulher Cidadã indicada do Partido Progressistas vai ser a Iara Gruber’ todos os vereadores aprovaram. Então tu foi eleita por unanimidade. A Iara, sempre querida, educada, prestativa. Continue sendo essa pessoa, Iara. Muitas vezes vocês nem imaginavam que vocês estavam sendo tão observados pela nossa comunidade. Fazendo o bem, o retorno vem. É de pessoas assim que a nossa comunidade precisa”, disse o vereador.

Premio Mulher Cidada 2024 -- Camara de Vereadores de Getulio Vargas -- Fotos Andrei da Silveira Nardi-23.jpgPaulo Dall Agnol, vereador que representou a bancada do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), parabenizou as homenageadas e disse que Ivete faz a diferença na vida da população getuliense e por isso merece esta distinção. “[Ivete é] uma pessoa que nunca mediu esforços para ajudar o próximo. Pessoas como você, que tem a capacidade de marcar nossas vidas, somar e agregar, merecem muitas homenagens. Você faz a diferença”, disse o vereador.

Premio Mulher Cidada 2024 -- Camara de Vereadores de Getulio Vargas -- Fotos Andrei da Silveira Nardi-17.jpg

Geni Lucia Weber, representando a bancada do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), expressou sua alegria em, como mulher, representar a sua bancada em um evento tão representativo. “Muito me alegra fazer parte desta homenagem. Três mulheres com belíssimas trajetórias de vida. Mulheres que fazem a diferença, cada qual a sua função. Iara e Ivete, lhes tenho muito apreço. Parabéns, Joyce Pellenz, indicada pela minha bancada. De todos seus feitos, Joice, ser professora, uma dádiva, um privilégio para poucos, ensinar e aprender ao mesmo tempo. Em nome do meu partido, carinhosamente te felicito, com reconhecimento, respeito e admiração”, finalizou a vereadora.

Premio Mulher Cidada 2024 -- Camara de Vereadores de Getulio Vargas -- Fotos Andrei da Silveira Nardi-14.jpgFinalizando os pronunciamentos, o Prefeito, Maurício Soligo, parabenizou as homenageadas em nome do Poder Executivo e expressou sua felicidade em ser testemunha deste momento tão importante, como é a solenidade promovida pela Câmara de Vereadores. “Iara, Ivete e Joice entram para a galeria destas mulheres que muito fizeram pelo nosso município de Getúlio Vargas. Muitas vezes nós ficamos acanhados quando recebemos uma homenagem e nos perguntamos se somos merecedores disso. Somos sim, porque dedicamos uma vida à nossa família. Dedicamos uma vida à nossa comunidade. E que nós possamos aqui encontrar, a cada ano que passe, mulheres como a Dona Ivete. Como a Dona Yara e como a Dona Joice”, explanou Soligo.

Históricos

  • Iara Lucia Chaves Gruber

Nascida em Getúlio Vargas no dia 03 de agosto de 1954; filha de José Crescencio Chaves e Gessy de Deus Chaves; é casada há 44 anos; possui 2 filhos e 3 netos; é formada em Técnico Contábil. Segundo a própria, ela é “uma pessoa de muita fé, teimosa, que ama estar em companhia da família e amigos e gosta de participar ativamente das atividades familiares, religiosas e sociais.

Iara é empresária, atualmente aposentada, mas ainda exerce a profissão. Após a união conjugal em 1979, juntamente com o esposo, iniciou ajudando no setor contábil e administrativo, também exercendo a função na indústria e comercialização de artigos funerários. Naquela época, era tudo produzido na indústria própria da família, até o ano de 1992. Após, eles decidiram ficar no ramo de comércio e funerais, onde hoje contam com duas capelas velatórias próprias para melhor servir a comunidade.

Iara iniciou sua participação na comunidade cristã da Paróquia Imaculada Conceição na equipe de festeiros onde atuava com o Padre Olejnik, onde eram feitas ações sociais no bairro Monte Claro. Hoje participa da Associação e Diretoria dos Devotos do Cônego, integrante da Casa da Amizade, onde realiza projetos e ações sociais.

Atua como coordenadora do Grupo de Oração Água Viva da RCC, (Renovação Carismática Católica).

Uma mulher que inspira Iara é sua mãe. Exemplo de mulher forte e determinada. Ficou viúva com 46 anos e com muito trabalho, amor, coragem e fé, que criou e educou seus 6 filhos nos princípios éticos e cristãos. Foi uma guerreira que deixou um grande legado. Iara diz que é muito grata a ela por estar recebendo este prêmio.

Iara diz que o dia a dia é um desafio, mas destaca a enchente de 1992 onde perdeu praticamente quase tudo. Em 2022 passou pelo Covid, ficando com sequelas de saúde e desencadeando a depressão que a deixou impossibilitada de realizar muitas tarefas simples do dia a dia. Mas com o apoio e o carinho da família, a graça de Deus, a ajuda dos amigos, as orações, muita fé e resiliência venceu essa batalha.

Iara acredita que o ser humano precisa do equilíbrio espiritual, físico e intelectual para conviver com seus semelhantes de maneira mais feliz e que traga o bem estar para a comunidade em que se vive.

Para ela, a família é a base de tudo. É o alicerce, o porto seguro, o mais belo projeto de deus. esposo: Aldir Gruber, filhos: Rafael e Patrícia, netos: Davi, Livia e Arthur, genro: Jonas e nora: Francieli.

Como datas importantes em sua vida ela cita o aniversário de nascimento, casamento, nascimento dos filhos e netos, o dia que foi convidada para participar do grupo de oração da renovação carismática católica onde teve a experiência do encontro com Jesus que fortaleceu a sua espiritualidade e a data da recuperação da depressão, que foi um renascimento para ela.

Iara diz que a vida familiar, profissional e religiosa tornou quem ela é hoje.

E para ela ser indicada e receber o Prêmio de Mulher Cidadã 2024 representa o reconhecimento, foi uma surpresa, e a deixou feliz e realizada. “Com certeza esse reconhecimento me dará mais responsabilidade e entusiasmo para continuar essa missão.”

  • Ivete Dallastra

Ivete Ana Bielski, nascida no dia 13 de março de 1962, na cidade de Carlos Gomes, é filha de Estanislau Bielski e Julia Wietrzykowski Bielski. Sua família mudou-se para Getúlio Vargas no ano de 1969, quando ela tinha apenas 7 anos de idade. Estudou na escola Manoel da Nóbrega e concluiu o ensino médio no colégio Antônio Scussel. No ano de 1988 concluiu a licenciatura em Economia Doméstica pela Universidade de Passo Fundo. Casou-se no ano de 1986 com Vlademir Dallastra, com quem teve dois filhos, Fabricio e Débora.

Ivete iniciou a trajetória profissional aos 16 anos de idade trabalhando no comércio local como balconista. No ano de 1981 entrou para o serviço público municipal, exercendo a função de Auxiliar de Gabinete. Aprovada em concurso público, em 30 de abril de 1991 foi nomeada para o cargo de Oficial Administrativo, onde permaneceu até a aposentadoria no ano de 2014.

Ivete se descreve como socialmente ativa, participou do Grupo de Jovens JUSA; foi Presidente da Associação dos Funcionários Municipais; participou da diretoria do Lar da Menina; participa da diretoria do Lar dos Idosos; atualmente é presidente do Coral Municipal Canção e Vida; também segue atuante em diversas pastorais na Paróquia Imaculada Conceição, bem como na Associação dos Devotos do Cônego Olejnik e Braspol.

Como inspiração ela tem toda mulher que assume o protagonismo na sociedade.

Como desafios, Ivete cita a ambientação na cidade vinda do interior e conciliar trabalho, estudo e maternidade.

Ivete sempre se inspirou na vida familiar dos pais e avós que foram a maior influência e inspiração para dar sentido a importância que ela dá a família.

Ivete contribui com a comunidade atuando em diversas atividades de voluntariado.

Para ela algumas datas importantes em sua vida são o nascimento em 13/03/1962, casamento em 27/12, nascimento dos filhos em 03/08 e 06/07 e datas religiosas, especialmente páscoa e natal.

Ivete fala que ela é quem é hoje por causa da família, educação e religião.

Ivete diz que ficou surpresa ao ser indicada ao Prêmio Mulher Cidadã 2024, pois em sua trajetória sempre procurou fazer o bem com convicção de ajudar o próximo sem buscar reconhecimento pelos seus atos.

“Sinto-me lisonjeada e extremamente gratificada pelo reconhecimento da minha atuação como membro da sociedade getuliense. Este título me coloca em um grau de relevância que honrarei com imenso apreço”.

  • Joice Pellenz

Filha de Celso Mezomo, professor e agricultor, e de Alice Mezomo, dona de casa. É a primogênita do casal de três filhos. Nasceu em 05 de março, em Charrua, na época distrito de Tapejara.

Desde criança acreditava que os estudos eram o caminho para seu crescimento pessoal e profissional. No ambiente escolar, brincava de professora numa escola imaginária, criando grupos de teatro e de dança com seus colegas.

Iniciou seus estudos na Escola Municipal de Charrua. Posteriormente, cursou o Fundamental II na Escola Inácio Montanha, em Porto Alegre, e o Ensino Médio em Tapejara, na Escola Técnica de Contabilidade, hoje na E.E.E.M. Senhor dos Caminhos.

Joice sempre participou das atividades extraclasse que a escola proporcionava: Grêmio Estudantil, oficinas de teatro, cursos de oratória e campeonatos esportivos, na modalidade do vôlei.

Em 1978, ingressou na Faculdade de Ciências Físicas e Biológicas. Sendo que, nesse período conheceu seu atual esposo, Romeu Pellenz, casou-se em 1979, indo residir na cidade de Lajeado.

Em 1975, iniciou sua vida profissional, como professora, nas escolas Manoel Alvarenga (Coroado Alto) e Alberto Pasqualini (Coroado Baixo), ambas no município de Tapejara. Nesse período era catequista de seus próprios alunos. De 1979 a 1981 atuou como coordenadora pedagógica da E.E. Luiz Gonzaga, em Lajeado. Em 1982 passou a lecionar na E.E.E.F. Souza Ramos, assumindo o cargo de diretora, o qual ocupou até o ano de 1999. A partir de 2000 até sua aposentadoria, atuou como regente de classe. Joice é especialista em Educação e Interdisciplinaridade, Teologia e em Ciências Humanas.

Desde que passou a residir em Souza Ramos, distrito de Getúlio Vargas, teve uma participação direta e ativa nas festividades religiosas, sociais, culturais e educacionais. Contribuiu voluntariamente como catequista, ministra da eucaristia, membro do coral municipal, na construção do novo Salão Paroquial de sua comunidade. Foi incentivadora da festa Suíno Fest. Como membro do Clube Esportivo Guarani, nunca deixou de atuar em todas as promoções realizadas. Com sua aposentadoria, passou a dedicar-se ao grupo da terceira idade, sendo que atualmente ocupa o cargo de representante cultural e social do grupo.

Para Joice, a mulher que a inspira é a Tia Odila, que a incentivou, orientou e mostrou qual caminho seguir.

Uma dificuldade vencida por Joice foi a infância, vinda de uma família de poucos recursos, que por diversas vezes residiu em casas alheias para poder estudar. Procurava estudar muito para compensar o sacrifício dos pais na lida diária.

Ela considera que o envolvimento da mulher em todas as esferas da vida social, educacional, política, econômica e cultural é de fundamental importância para o desenvolvimento de uma sociedade.

Joice tem dois filhos: Miguel e Mineia e quatro netos: duas meninas e dois meninos. Para Joice, a família é a base da sociedade e desempenha um papel fundamental na formação do indivíduo, sendo responsável por transmitir valores, normas e tradições culturais. A importância da família na sociedade atual deve ser reconhecida e valorizada para que se possa promover o bem-estar e o desenvolvimento humano.

Joice demonstra sua preocupação com a comunidade procurando incentivar a participação comunitária para que todos tenham oportunidades igualitárias.

Para Joice, as datas marcantes na sua vida são, casamento com Romeu Pellenz, o nascimento de seus dois filhos: Miguel e Mineia, o nascimento dos quatro netos, o início de sua carreira profissional como educadora e o falecimento de seu pai: pessoa honesta, trabalhadora e incentivadora de sua caminhada.

Joice se define como uma pessoa forte, realizada e preparada para qualquer desafio. Ela atribui ao apoio incondicional que recebeu do esposo, filhos e comunidade para se tornar a mulher que é hoje.

Para Joice receber o Prêmio de Mulher Cidadã 2024 a vangloria e a desafia. Vangloria porque percebeu que sua caminhada não foi em vão, deixou sementes. E a desafia a procurar ser, cada dia, uma pessoa melhor. Ela deixa uma mensagem: “seja grato às pessoas que têm um papel significativo na sua vida. Seja grato por todos os momentos da sua vida, mesmo os menos bons, pois também estes são importantes e nos fazem mais fortes, crescer e ser melhores".

Confira mais fotografias do evento acessando o link da galeria.

Veja a transmissão ao vivo da solenidade neste link.