Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas celebra Dia Mundial de Conscientização do Autismo com faixa especial

por Andrei da Silveira Nardi publicado 02/04/2024 14h26, última modificação 02/04/2024 14h26
O Legislativo se une à conscientização global sobre o autismo, destacando a importância da inclusão e compreensão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

No dia 2 de abril, a Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas exibiu uma faixa em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A iniciativa faz parte das ações promovidas em alusão à data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo tem o objetivo de aumentar a compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover a inclusão de pessoas com essa condição neurológica. O autismo afeta a interação social, a comunicação verbal e não verbal, e o comportamento.

Em todo o mundo, edifícios icônicos são iluminados de azul, cor que representa a conscientização sobre o autismo. A ação visa destacar os desafios enfrentados por pessoas com TEA, que muitas vezes enfrentam discriminação e exclusão em diversas áreas da vida.

O Transtorno do Espectro Autista engloba diferentes níveis de severidade, que variam de acordo com o grau de comprometimento nas habilidades sociais, comunicação e comportamentos restritos e repetitivos. O diagnóstico é realizado com base nos critérios estabelecidos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V).

Embora a conscientização sobre o autismo tenha crescido nos últimos anos, ainda há muito a ser feito para promover a aceitação e a inclusão efetiva de pessoas com TEA em todas as esferas da sociedade.