Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas aprova por unanimidade o Projeto que institui o Dia Municipal do Escoteiro

por Andrei da Silveira Nardi publicado 29/04/2024 14h41, última modificação 29/04/2024 14h41
A data, que será comemorada em 23 de abril de cada ano, homenageia o Movimento Escoteiro e o Grupo Bororós

A Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas aprovou por unanimidade, na sessão plenária ordinária de 26 de abril de 2024, o Projeto de Lei Legislativo nº 006/2024, proposto pela Mesa Diretora. A lei estabelece o Dia Municipal do Escoteiro no município, a ser celebrado anualmente em 23 de abril, coincidindo com o Dia Mundial e Dia Nacional do Escoteiro.

O projeto reconhece a importância do Movimento Escoteiro, fundado em 1907 por Robert Baden-Powell, que se distanciou de suas raízes militares para criar um movimento educacional para jovens. Utilizando técnicas de exploração e vida ao ar livre, Baden-Powell buscou desenvolver habilidades e promover a independência dos jovens. O primeiro acampamento escoteiro mundial ocorreu em 1907 na Ilha de Brownsea, marcando o início de um movimento que hoje alcança mais de 40 milhões de membros em 216 países e territórios.

Em Getúlio Vargas, o Grupo Escoteiro Bororós 105/RS, parte do 18° Distrito Escoteiro do Rio Grande do Sul, é uma organização ativa e reconhecida de utilidade pública. A instituição do Dia Municipal do Escoteiro visa homenagear e incentivar as atividades escoteiras na cidade, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento dos jovens locais.