Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas adere à campanha Setembro Verde

por Andrei da Silveira Nardi publicado 12/09/2023 11h35, última modificação 12/09/2023 11h35

A Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas instalou um banner em frente à casa legislativa para apoiar a campanha Setembro Verde, que tem como objetivo informar a população sobre os benefícios da doação de órgãos, como a salvamento de vidas e a melhoria da qualidade de vida de pacientes que aguardam um transplante.

A campanha foi criada pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) e tem como objetivo aumentar o número de doadores no Brasil. O símbolo da campanha é um laço verde e 27 de setembro é o Dia Nacional da Doação de Órgãos, uma data que visa homenagear os doadores e seus familiares, além de incentivar as pessoas a se tornarem doadoras.

Para ser um doador de órgãos, não é necessário deixar nada por escrito, basta comunicar sua vontade à sua família, pois ela terá a palavra final sobre a autorização da doação.

Segundo a ABTO, o Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo, mas ainda enfrenta desafios como a falta de informação, o medo e a recusa familiar. Por isso, a campanha busca sensibilizar e esclarecer as pessoas sobre o assunto, além de promover diversas ações ao longo do mês de setembro.

Com o banner instalado em frente à Câmara de Vereadores, a intenção é chamar a atenção da população para a importância dessa causa e incentivar a participação e o engajamento de todos.