Delegada Nadine Farias Anflor, Chefe da Polícia do RS, recebe Medalha Águas do Abaúna do Poder Legislativo

O Poder Legislativo de Getúlio Vargas realizou na última quarta-feira, 23 de outubro, a entrega da Medalha Águas do Abaúna, Título Benemérito, a Chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Nadine Farias Anflor. A Sessão Solene aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores, às 19h, e contou com autoridades ligadas a Segurança Pública, representantes de entidades, familiares e amigos da Delegada. A Mesa de Autoridades foi composta pelo Presidente do Poder Legislativo, vereador Dinarte Afonso Tagliari Farias; Prefeito de Getúlio Vargas, Maurício Soligo; Chefe da Polícia Civil no Rio Grande do Sul, Delegada Nadine Farias Anflor; Diretor do Departamento de Polícia do Interior, Delegado Joerberth Pinto Nunes; e Comandante do 13 Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Carlos Augusto Da Cruz Soares.

O Decreto Legislativo n.º 006/17, que dispõe sobre a concessão de título benemérito, foi idealizado pelo vereador Eloi Nardi, que contou com o apoio dos demais vereadores que compõem a Casa para aprovação. A Medalha Águas do Abaúna foi instituída com o objetivo de prestigiar os filhos desta terra, cidadãs e cidadãos getulienses, que levam o nome do nosso Município muito além de suas fronteiras. Que representam e são dignos de orgulho todos os dias, em suas atividades e profissões. Na primeira entrega da Medalha, realizada no ano de 2018, foi homenageado o Tenente Coronel Aviador Sandro Bernardon, foi dito na Tribuna que o nome dado a Medalha, Águas do Abaúna, refere-se ao quão forte ela é. Nas palavras do vereador Eloi, “às vezes ela é um pouco violenta, mas sempre será nosso eterno bebedouro e jamais vai perder a sua majestade”.

O Requerimento n.º 001/19, de 11- 02-2019, que sugeriu a Mesa Diretora que o título honorífico de “Cidadão Benemérito” do ano de 2019 fosse concedido à Nadine Farias Anflor, Chefe de Polícia do Estado do Rio Grande do Sul, foi aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária do dia 10 de outubro.

Nadine Tagliari Farias Anflor, é Delegada desde 2004. Seu primeiro trabalho na Polícia Civil foi no município de Santo Antônio da Patrulha. Depois, atuou no sistema de plantão da corporação por dois anos. Nadine tem marcado sua carreira pelo pioneirismo. Além de ser a primeira mulher a ocupar o cargo de Chefe de Polícia nos 177 anos da corporação, a Delegada foi a primeira Coordenadora das Delegacias Especializadas no atendimento à mulher (Deam) de todo o Estado e, por mais de seis anos, titular da Deam de Porto Alegre. Entre 2015 e 2017, foi a primeira mulher a presidir a Associação dos Delegados de Polícia do Estado (Asdep). O convite para assumir a Chefia da Polícia veio quando Nadine era a Diretora da Divisão de Assessoramento do Departamento de Polícia Metropolitana.

No dia 8 de janeiro de 2019 a Delegada assumiu a Chefia de Polícia do Estado do Rio Grande do Sul, (2019-2022).

Durante a emocionante homenagem, a Delegada Nadine agradeceu por diversas vezes e com os olhos repletos de orgulho, disse que a entrega da Medalha Águas do Abaúna é especial. “Este Título que recebo hoje, saiba que é o mais importante de todos que já recebi, e de todos que receberei, porque tem um carinho especial, tem uma história especial. Tem a história das águas do Abaúna, que até hoje, passam de alguma forma, atrás da casa dos meu pais”. Aos presentes no plenário, Nadine foi sucinta, resumiu seus sentimentos em “gratidão, gratidão por tudo que vocês representam na minha vida, uma gratidão muito especial aquelas duas pessoas que foram essenciais para que tudo acontecesse, meu pai Édino e minha mãe Leila”. Finalizando, reforçou o compromisso com Getúlio Vargas e com todo o Estado. “Sairei daqui mais forte, mais energizada para lutar ainda mais por uma segurança pública muito melhor para o Estado do Rio Grande do Sul”.