Vereadores de Getúlio Vargas alertam para necessidade de combate à dengue

por mlu — publicado 25/02/2016 07h55, última modificação 10/10/2022 11h29
Combater a dengue é um dever de todos

No intuito de alertar a comunidade e evitar a proliferação do mosquito da Dengue, a Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas chamou a atenção, na última Sessão Ordinária, realizada no dia 19 de março, para a necessidade de combater e eliminar qualquer foco do mosquito. O Vereador Dinarte Farias, ao ocupar o Pequeno Expediente, falou que o combate à dengue é muito mais preventivo e precisa de união entre poderes públicos e população.  “O cuidado é dever de todos, e se cada um limpar e cuidar diariamente do seu quintal e também zelar pela manutenção da limpeza da cidade, com o simples ato de não jogar lixo nas ruas, pois esse lixo além de poluir também acumula água, estaremos contribuindo para interromper o ciclo de transmissão e contaminação”, destacou Dinarte.

A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

As medidas de prevenção contra o mosquito da dengue já são bem conhecidas e simples: manter as caixas d’água, tonéis e barris, ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos; remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes; no caso dos vasos de plantas, encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos, se não tiver colocado areia ele deve ser lavado com escova, água e sabão, pelo menos, uma vez por semana; deve-se jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias; colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los fora do alcance de animais; e manter as lixeiras bem fechadas.

É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.

“Se todos trabalharmos bem e fizermos, cada um, a nossa parte, a cada ano vamos conseguir reduzir mais e mais os casos da doença e melhorar a qualidade de vida da população. Vamos todos, juntos, combater a dengue. A hora é agora”, dizem em coro os vereadores de Getúlio Vargas.