Vereador sugere alteração no dia de coleta seletiva do lixo seco em Getúlio Vargas

O Poder Legislativo de Getúlio Vargas aprovou na Sessão Ordinária do dia 4 de abril, a Indicação n.º 005/18 de autoria do vereador Dinarte Afonso Tagliari Farias, que sugere ao Executivo Municipal a alteração do dia de coleta seletiva do lixo seco.

A mudança solicitada pelo Edil é para que o lixo seco passe a ser recolhido na segunda-feira ao invés da terça-feira, devido ao acúmulo durante os finais de semana.

Antes da votação, aproveitando a presença do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Daniel Fernandez e do empresário responsável pela coleta seletiva no Município, Ademar Port, Dinarte disse acreditar ser de grande importância a presença de ambos para que seja possível a demonstração da ideia. “A coleta do lixo seco está ocorrendo na terça e quinta-feira. Segunda-feira é um dia de muito acúmulo. Na terça-feira, quando é o dia da coleta, a coleta tá passando, por exemplo, na minha rua meio dia, uma hora, duas, em função do grande acúmulo que vocês vêm encontrando nas ruas. Me parece que esse atraso que está ocorrendo é pelo fato do grande acúmulo. Talvez eu esteja enganado mas é uma das justificativas que eu uso quando me questionam sobre o atraso”, explicou o Edil.

De acordo com o Vereador, a ideia seria fazer a troca do dia da semana de uma forma pacífica, no sentido que todos entendam que o objetivo é realmente facilitar e espaçar os dias, e ainda ressaltou que serão enfrentados problemas num primeiro momento, “pois têm pessoas que são restritas até mesmo a separação, então é uma situação que vai ser delicada, mas talvez determinar uma data, daqui noventa dias, fazer uma campanha em cima disso e tentar fazer essa alteração”. Dinarte ainda ressaltou que se trata de uma sugestão.

A Indicação foi aprovada por unanimidade.