Presidente da ACCIAS fala sobre o Programa de Desenvolvimento de Getúlio Vargas para os vereadores

por mlu — publicado 25/02/2016 07h55, última modificação 10/10/2022 11h29
Luiz Carlos da Silva participou do Tribuna Livre da Câmara de Vereadores

Presidente da ACCIAS, Luiz Carlos da Silva

O Presidente da Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e Serviços – ACCIAS -,  Luiz Carlos da Silva, ocupou o horário da Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas, na Sessão Ordinária de quinta-feira, 11 de junho, para falar sobre o Programa de Desenvolvimento de Getúlio Vargas. Também participou do espaço a Agente Articuladora do Prodege, Aline Perussolo. No plenário, diretores da ACCIAS acompanharam a apresentação, assim como o vice-prefeito Maurício Soligo e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ademar Rigon.

O Presidente do Poder Legislativo, Vereador Aquiles Pessoa da Silva, abriu a sessão plenária dispensando o Grande Expediente e, após a votação das proposições da ordem do dia, e antes do Pequeno Expediente, cedeu espaço para a manifestação do presidente da entidade de representação classista do setor produtivo.

Luiz Carlos da Silva iniciou sua explanação falando sobre o DEL – Desenvolvimento Econômico Local -, uma prática que tem como objetivo construir a capacidade econômica de uma determinada área para melhorar sua perspectiva econômica e a qualidade de vida de todos. Este é um processo pelo qual os parceiros públicos, o setor empresarial e os não governamentais trabalham coletivamente para criar condições melhores ao crescimento econômico e geração de emprego. Ou seja, instituir um modelo de gestão capaz de contribuir para o desenvolvimento, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município. A proposta, segundo o presidente da ACCIAS, é fortalecer os setores produtivos e estratégicos do município, fortalecer a parceria público e privado e aumentar a participação da Associação Comercial e das forças vivas no desenvolvimento econômico local.

REFERÊNCIA NO ESTADO

Luiz Carlos da Silva fez uma retrospectiva de como se deu a implantação do Programa no município, a cerca de um ano atrás, sendo que o incentivo veio da Federasul e Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina. O programa está sendo desenvolvido através de uma parceria entre a ACCIAS, a Prefeitura de Getúlio Vargas e as duas Federações. Segundo ele, Getúlio Vargas é o primeiro município do Rio Grande do Sul a implantar o Prodege, utilizando a metodologia Del, passando já a ser referência para outros municípios do Estado e até de outras federações brasileiras.

Conforme relatou, o primeiro contato com a ferramenta foi através de uma missão de executivos das associações comerciais para conhecer o DEL e verificarem a possibilidade de o colocarem em funcionamento, no ano de 2013. No ano passado, participaram de uma missão de presidentes e diretores em Fraiburgo/SC, que já tem o programa em pleno funcionamento. Em março do ano passado a ACCIAS marcou presença em uma missão à Alemanha para conhecer o DEL e os dispositivos econômicos. Em abril, a Prefeitura e a ACCIAS fecharam a parceria do Projeto. A partir daí  o trabalho iniciou com a revisão da legislação existente e uma pesquisa foi realizada para análise econômica da cidade.

CONSELHO DO PRODEGE

Em julho de 2014, foi formado o Conselho do Prodege, com pessoas de diversas organizações públicas e privadas de diferentes segmentos econômicos, aglutinando pessoas que estão interessadas em contribuir com o desenvolvimento da cidade, sendo que todos passaram por um treinamento para o trabalho dentro da ferramenta DEL. A formação do Conselho obedece à seguinte paridade: 1/3 dos representantes do poder público: Prefeito, Secretários da Fazenda, Obras, Meio Ambiente, Desenvolvimento;1/3 dos representantes da sociedade civil: Rotary ou Lions, Maçonaria, Emater, Faculdades Ideau, OAB; 1/3 dos setores produtivos:  ACCIAS, CDL,  representantes dos Engenheiros e Arquitetos, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores (Sutraf).

Em setembro de 2014, foram criadas seis Câmaras Técnicas: Agronegócio, Desenvolvimento Empresarial, Educação, Saúde, Investimento e Turismo, que tem a função de pensar o desenvolvimento de cada setor estratégico para os próximo 20 anos, com ações de curto, médio e longo prazos. Tudo com foco no desenvolvimento sustentável do município.

CONSÓRCIO DE MUNICÍPIOS

O presidente da ACCIAS ainda informou que já está sendo formalizado um Consórcio dos Municípios da Região da Grande Getúlio Vargas com  os  mesmos objetivos do Prodege, visando o desenvolvimento regional. São eles: Getúlio Vargas, Sertão, Estação, Erebango, Ipiranga do Sul e Charrua. Entre os planos encontrar soluções para problemas comuns como o lixo, asfalto e compra de insumos, entre outros.

Ao final da sua fala, o Presidente da ACCIAS, Luiz Carlos da Silva respondeu questionamentos dos vereadores e encerrou convidando os edis para participarem das Câmaras Técnicas e auxiliarem na construção de uma cidade mais desenvolvida e de forma integrada, gerando opções para investimento de novas empresas, com sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida da população.