Poder Legislativo recebe RGE para debater Moção de Protesto enviada no início do ano

Aconteceu ontem, quarta-feira (14), uma importante reunião na Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas. O objetivo foi esclarecer e debater com representantes da Rio Grande Energia – RGE, a Moção n.º 002/18, de autoria da vereadora Deliane Assunção Ponzi, aprovada pelo Poder Legislativo no dia 8 de fevereiro por unanimidade. A Moção de Protesto se deu, de acordo com sua autora, em função da demora nos atendimentos quando ocorre falta de energia elétrica por queda da chave dos postes e fios de alta tensão.

Estiveram presentes na reunião na tarde de ontem (14), o presidente da Casa, vereador Aquiles Pessoa da Silva, os edis Amilton Lazzari, Deliane Ponzi e Jeferson Karpinski, a diretora administrativa da Câmara, Cristiane Piccoli Dalapria, o prefeito em exercício, Elgido Pasa, o secretário de obras, Sérgio de Lima, presidente do PMDB, Leandro Slaviero, o engenheiro líder da região do Alto Uruguai, Bruno Niederauer Soares e a consultora de negócios da região do Planalto, Eliana Bortolon, substituindo Claudio Mânica, responsável pela região do Alto Uruguai.

Na ocasião, a vereadora Deline expôs o motivo de seu pedido e disse que a falta de energia gera transtornos e graves prejuízos aos usuários, principalmente da área rural e industrial “os agricultores não tem como tirar o leite, porque precisam da ordenhadeira elétrica, não tem como resfriar litros e litros de leite, perderam freezeres inteiros de carne ", comentou Deliane. Foram três casos apresentados: de uma padaria na Cidade, no Pio X e na Linha Ribeiro.

Bruno disse que a Moção gerou uma grande preocupação, pois devido ao relacionamento e a importância que os órgãos públicos tem para a Companhia, quando recebem alguma reclamação param tudo para entender no que estão falhando.

De acordo com o engenheiro líder, para explicar essa demora relatada nos três casos pontuais, é importante lembrar que a RGE possui três prioridades de atendimento: 1º ponto, prioriza o risco a população; 2º ponto, os clientes críticos como hospitais, onde há poço artesiano e etc; e o 3º ponto prioriza o volume de clientes da área atingida. A área rural acaba sendo uma das últimas devido ao volume de clientes naquele local e também pela falta de reclamação junto a Companhia. Por isso é de extrema importância que o cliente ligue e reclame junto a RGE.

Segundo Eliana, é preciso que em caso de falta de energia seja feita a abertura do protocolo, pois isso facilita o atendimento. E para isso há várias formas de registrar a sua reclamação:

A Central Eletrônica RGE 24H, a ligação é gratuita - 0800 970 0900;

O Sitewww.rge-rs.com.br

Mensagem SMS para falta de energia - Digita a palavra luz, mais o número do seu código, constante na sua conta de luz e envia para o número 27350.

Os representantes da RGE e os demais envolvidos na reunião se disseram satisfeitos pelos esclarecimentos.

Bruno e Eliana colocaram a disposição uma equipe para realização de palestras nas escolas, para falar do risco em mexer na rede elétrica sem equipamentos e treinamento.