Poder Legislativo de Getúlio Vargas aprova Pedido de Providências e Projeto de Lei Legislativa do vereador Dinarte Farias

O vereador Dinarte Afonso Tagliari Farias apresentou para a votação da ordem do dia, na Sessão Ordinária do Poder Legislativo de Getúlio Vargas do dia 11, duas proposições, sendo um Pedido de Providências e um Projeto de Lei Legislativo. Ambos foram aprovados por unanimidade.

O primeiro a ser votado foi o Pedido de Providências n.º 015/17, solicitando reforma na ponte sobre o Rio Castilho, da estrada geral que dá acesso a Comunidade do Km 8. O autor da proposta ressaltou que o pedido aconteceu por intermédio do professor e ex-vereador Nelson Rogalski, que procurou a bancada do Partido Progressista – PP e solicitou as melhorias em função da precariedade da ponte. Dinarte lembrou que o atual momento é de extrema importância para os agricultores e que a ponte em más condições prejudica o transporte no local.

Após, foi colocado em votação Projeto de Lei Legislativo n.º 004/17, também de autoria do edil Dinarte Farias, que dispõe sobre denominação de rua situada no Loteamento Corina, bairro Champagnat, em homenagem a Octavio Stawinski. Sua esposa, Lisolete Maria Farias, esteve presente na Sessão.

Dinarte disse que é uma pequena homenagem a Octávio, que prestou uma vida de serviços para comunidade, com ações sociais. "Acredito que essa pequena homenagem é realmente especial, já que a Rua em questão fica em frente ao Laticínio, onde por muitos anos ele trabalhou. Foi a forma que encontramos de homenagear Octávio, o filho de  Francisco Stawinski, com essa pequena lembrança que fica por toda a história. Nós vamos, mas isso continua", comentou Dinarte.

Octavio Stawinski, filho de Francisco Stawinski e de Antonia Norback Stawinski, casou-se com Lisolete Maria Farias, e desta união nasceram dois filhos, Marlova Stawinski e Otávio Stawinski Júnior. Ele iniciou suas atividades como operário na Fábrica de Gaitas Arcibaldo Somenzi, ingressou no Banco da Província, lecionou na Escola Cristo Rei, foi produtor de cereais, eleito Presidente da Cooperativa Tritícola de Getúlio Vargas e gerente do Laticínio. Além disso, fez parte de várias associações filantrópicas e sociais. Foi membro da Sociedade Getuliense de Amparo ao menor – Sogeasme, participou da construção do  Lar dos Idosos, foi membro da diretoria do Tabajara Futebol Clube, presidente do Clube Aliança e Secretário da Agricultura, Indústria e Comércio. Octavio faleceu em 9 de agosto de 2015 com 85 anos, deixando marcada a sua vida como um amante de sua terra natal e de sua família.