Novo site da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas entra no ar nesta sexta-feira

por mlu — publicado 25/02/2016 07h55, última modificação 10/10/2022 11h29
Objetivo é aproximar a população das ações da Câmara, dando transparência aos atos do Legislativo

A Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas coloca no ar, nesta sexta-feira,19 , seu novo website: www.getuliovargas.rs.leg.br. O novo portal foi idealizado para oferecer todas as informações relacionadas ao Poder Legislativo e ao trabalho dos vereadores, possibilitando o acesso às informações sobre todo o processo legislativo. O internauta poderá acessar o Regimento Interno da Câmara, a Lei Orgânica do Município, leis municipais, relatórios fiscais, balancetes, portarias, editais, galerias de fotos e informações diversas de interesse coletivo.

O novo site foi desenvolvido a partir do Portal Modelo, da Interlegis, do Senado Federal, e possibilitado através da parceria com o Programa Interlegis, bem como com o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo – SAPL, que está integrado ao site.

O acesso à informação e o portal da transparência também estão em destaque no novo portal. Com essas ferramentas o cidadão poderá acompanhar tudo o que acontece na Câmara de Vereadores, entre outras informações.
Conforme o presidente da Câmara, vereador Daniel Fernandez, a transparência é fundamental para a concretização da democracia e se constitui em um compromisso dos vereadores com a sociedade getuliense. “Além disso, queremos que o novo site seja uma ferramenta que aproxime ainda mais o cidadão do trabalho dos vereadores”.

O que é a Interlegis

O Interlegis é um programa executado pelo Senado Federal que tem como objetivo apoiar a integração e modernização do Poder Legislativo brasileiro, em suas instâncias federal, estadual e municipal, buscando melhorar a comunicação e o fluxo de informação entre os legisladores, aumentar a eficiência e competência das Casas Legislativas, e promover a participação cidadã no processo legislativo.

Esse programa surgiu a partir de um projeto piloto do Centro de Processamento de Dados do Senado – Prodasen que permitiu a ligação pela rede mundial de computadores – Internet de 100 Câmaras Municipais, no ano de 1997. Longe de ser um programa que se preocupa pura e simplesmente com transferência de tecnologia, o Interlegis é uma proposta de solução para os problemas típicos de funcionamento do Poder Legislativo, que se apresentam em maior ou menor grau nas suas três instâncias.