Inicia Projeto nas Ondas da Leitura

por mlu — publicado 25/02/2016 07h55, última modificação 10/10/2022 11h29
Lançamento oficial foi realizado no dia 8 de dezembro e livros já estão disponíveis na praça
 Inicia Projeto nas Ondas da Leitura

Prefeito Pedro Paulo Prezzotto, Vice-prefeito Maurício Soligo, Presidente da Câmara Daniel Fernandez com o Leiturildo e a Leiturilda no lançamento do Projeto nas Ondas da Leitura

Foi lançado oficialmente, na noite do dia 8 de dezembro, durante a abertura do 6º Natal Espírito que contagia 2014, o Projeto nas Ondas da Leitura, de autoria do Vereador Daniel Fernandez, Presidente do Poder Legislativo, e desenvolvido pela Prefeitura de Getúlio Vargas, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. A solenidade contou com a presença do Prefeito Pedro Paulo Prezzotto, do Vereador Daniel Fernandez, dos mascotes da Feira do Livro, o Leiturildo e a Leiturilda, do vice-prefeito Maurício Soligo que também preside o Lions Clube Getúlio Vargas que apoia o projeto e a comunidade. Na oportunidade o Prefeito fez a doação de um livro para o Projeto e, juntamente com Daniel Fernandez, inauguraram as caixas de leitura que abrigam os livros. Na oportunidade, o Presidente da Câmara Daniel Fernandez falou sobre os objetivos do projeto e como será a sua operacionalização.

A partir daquele dia, a população já teve acesso aos primeiros exemplares de livros disponíveis em dois locais: na Praça Flores da Cunha, perto da praça de brinquedos e no Calçadão. O Projeto Nas Ondas da Leitura tem como meta fomentar o prazer pela leitura e difundir o hábito da leitura e da troca de livros entre a população. Além disso, serve para estimular o respeito e o cuidado do cidadão com o que é de todos.

Para ter acesso aos livros, qualquer cidadão pode ir até a caixa, retirar o seu exemplar e devolvê-lo, após a leitura, no mesmo local onde retirou. Tal qual funciona nas bibliotecas, o leitor precisa devolver o livro emprestado, para que uma próxima pessoa se interesse pelo exemplar e o pegue para leitura.

Esses livros, entretanto, não podem ser retirados por instituições para fazerem parte de seus acervos, como se fossem doados. O projeto é voltado para a população getuliense, como forma de possibilitar o acesso à leitura. A população também pode contribuir com o projeto doando livros que estão sem utilidade em suas residências. A entrega pode ser feita na Câmara de Vereadores ou na Secretaria Municipal de Educação.