Aquiles Pessoa da Silva foi eleito presidente da Câmara de Vereadores

por mlu — publicado 25/02/2016 07h55, última modificação 10/10/2022 11h29
Vereador passa a comandar o Poder Legislativo a partir do dia 1º de janeiro de 2015 até 31 de dezembro de 2015
Aquiles Pessoa da Silva foi eleito presidente da Câmara de Vereadores

Novo presidente da Câmara de Getúlio Vargas, Aquiles Pessoa da Silva

O Vereador Aquiles Pessoa da Silva foi eleito Presidente do Poder Legislativo. A eleição foi na última Sessão Ordinária de 2014, realizada na segunda-feira, 22 de dezembro. Aquiles passa a comandar a Câmara de Vereadores a partir do dia 1º de janeiro de 2015 até 31 de dezembro de 2015. A Mesa Diretora é integrada, além do presidente, pelo Vice-presidente Nelson Rogalski, pelo 1º Secretário Daniel Fernandez, e pelo 2º Secretário Jeferson Karpinski. Também foram eleitos os integrantes das Comissões de Pareceres e Permanente. O Vereador Dinarte Tagliari Farias preside a Comissão Geral de Pareceres que tem como relator Eloi Nardi e como membro Eliton José Andretta. O Vereador Nelson Rogalski será o presidente da Comissão Permanente, tendo Dinarte Farias e Nilton Scariot como membros.
A eleição para a Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas teve duas chapas inscritas: a Chapa 1 encabeçada por Aquiles Pessoa da Silva e a Chapa 2 com Nilton Scariot concorrendo à presidência. A Chapa 2 tinha ainda como Vice-presidente Eliton Andretta, 1º Secretário Jeferson Karpinski e 2º Secretário Dinarte Farias. Na presidência da Comissão Geral de Pareceres como presidente Amilton Lazzari, Relator Jeferson de Oliveira e membro Nelson Rogalski, e na Comissão de Pareceres como presidente Eliton Andretta e membros Amilton Lazzari e Aquiles Pessoa da Silva. A vitória da Chapa 1 sobre a Chapa 2 foi de 5 votos a 4.

QUEM É O NOVO PRESIDENTE
O Vereador Aquiles Pessoa da Silva tem 68 anos. Nasceu na comunidade de Santo Alberto – Rio Pavão, hoje município de Floriano Peixoto. Exerceu a função de calceteiro por longos anos, tendo se aposentado há mais de 10 anos. Cursou o primeiro semestre da Faculdade de Educação Física na Universidade de Passo Fundo, no ano de 1972, mas o seu sonho era ser advogado. Tentou ingressar via vestibular, mas como não obteve êxito, optou por um curso mais fácil. Desistiu porque não era o que queria e também porque seus pais não podiam pagar a mensalidade.

Foi casado com Maria Angélica de Almeida, com quem teve três filhos: Rodrigo, Rita de Cássia e Marcelo Pessoa da Silva. Hoje está casado com Terezinha Barbosa, com quem tem uma filha: Pâmela Pessoa da Silva. Tem seis netos que se orgulha muito. O mais velho tem 22 anos e o mais novo 8 anos.

A paixão pela política vem de berço. Segundo Aquiles, seu pai era um político nato. Foi do PSD, Arena, PDS e agora PP, sigla que Aquiles escolheu para defender. As campanhas que seu pai assumia sempre eram vencedoras.
Outra paixão de Aquiles é o futebol. Preside o Esporte Clube Guaíba há mais de 30 anos. O time foi campeão 17 vezes e agora está disputando a final do Municipal com duas equipes: a Principal e a Aspirantes. “Seremos campeões de novo”, destaca confiante.

Aquiles está em seu segundo mandato na Câmara de Vereadores, porém já foi suplente de Vereador na legislatura 2004-2007, tendo assumido a cadeira por 8 meses. Na última legislatura, 2008-2011, foi o segundo mais votado. Nesta legislatura – 2012-2015 ficou na terceira colocação entre os mais votados.

Sua maior votação foi nos bairros e é para as pessoas mais humildes que Aquiles dedica o seu trabalho. “É com elas que eu me identifico e é para elas que estarei sempre trabalhando”, afirmou o vereador.

Nesta sua nova função no Poder Legislativo, Aquiles assegura que dará continuidade ao trabalho desenvolvido pelos seus antecessores e que sua gestão será pautada na responsabilidade de preservar o patrimônio público e formular políticas públicas que auxiliem no desenvolvimento do município e resultem em melhor qualidade de vida para o povo getuliense.

O Vereador Aquiles Pessoa da Silva aproveita para desejar ao povo de Getúlio Vargas um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo cheio de saúde e muita paz.