Aquiles Pessoa da Silva é o novo presidente do Poder Legislativo de Getúlio Vargas

O Vereador foi empossado, juntamente com os demais membros da mesa diretora, Comissão Permanente, Comissão Geral de Pareceres e Ouvidoria, para o exercício de 1 de janeiro até 31 de dezembro de 2018

Mesa Diretora eleita para 2018

O Vereador Aquiles Pessoa da Silva foi eleito Presidente do Poder Legislativo em 2018. A eleição foi na última Sessão Ordinária do ano, realizada na terça-feira, 26 de dezembro de 2017. Aquiles passa a comandar a Câmara de Vereadores a partir do dia 1º de janeiro de 2018 até 31 de dezembro de 2018. A Mesa Diretora é integrada, além do presidente, pelo Vice-presidente Domingo Borges de Oliveira, pelo 1º Secretário Vilmar Antonio Soccol, e pelo 2º Secretário Dinarte Afonso Tagliari Farias. Também foram eleitos os integrantes das Comissões de Pareceres e Permanente. O Vereador Eloi Nardi preside a Comissão Geral de Pareceres que tem como relator Paulo Cesar Borgmann e como membro Amilton José Lazzari. O Vereador Aquiles Pessoa da Silva será o presidente da Comissão Representativa, tendo Deliane Assunção Ponzi e Jeferson Wilian Karpinski  como membros. Para preencher o cargo de ouvidor, foi eleito o vereador  Domingo Borges de Oliveira.

A eleição para a Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas teve apenas uma chapa inscrita, que foi eleita por unanimidade.

Após eleito, na tribuna o vereador Aquiles agradeceu a confiança dos colegas e disse que ira fazer o possível para corresponder às expectativas. Também aproveitou a oportunidade pra parabenizar o colega, edil Vilmar Antonio Soccol, pelos dois anos na presidência. Encerrou desejando um Feliz Ano Novo. “Quero desejar a todos um feliz 2018, com muita saúde”.

O então presidente, vereador Vilmar Soccol, disse que foi um prazer ter sido presidente durante dois anos. "A Câmara de Getúlio Vargas, independente de partido, pela nossa trajetória, é um exemplo para o Brasil. Estamos devolvendo quase R$ 300 mil para o executivo, porque a nossa economia, nossos gastos, são todos feitos com muita responsabilidade. Por isso deixo a presidência com muito orgulho do trabalho", comemora o Edil.

QUEM É O NOVO PRESIDENTE

O Vereador Aquiles Pessoa da Silva tem 71 anos. Nasceu na comunidade de Santo Alberto – Rio Pavão, hoje município de Floriano Peixoto. Exerceu a função de calceteiro por longos anos, tendo se aposentado há mais de 13 anos. Cursou o primeiro semestre da Faculdade de Educação Física na Universidade de Passo Fundo, no ano de 1972, mas o seu sonho era ser advogado. Tentou ingressar via vestibular, mas como não obteve êxito, optou pelo curso de Educação Física.

Segundo Aquiles, seu pai era um político nato. Foi do PSD, Arena, PDS e agora PP, sigla que Aquiles escolheu para defender. As campanhas que seu pai assumia sempre eram vencedoras.

Aquiles está em seu terceiro mandato na Câmara de Vereadores e pela segunda vez, a frente do Legislativo. Já foi suplente de Vereador na legislatura 2004-2007, tendo assumido a cadeira por 8 meses. Na legislatura de 2008-2011, foi o segundo mais votado. Na de 2012-2015 ficou na terceira colocação entre os mais votados. E nesta, 2017-2020, foi o segundo vereador mais votado.

De acordo com Aquiles, seus votos saem de todas as classes, mas trabalha muito pelo povo mais humilde. "Vou continuar trabalhando por eles, porque também sempre fui humilde. Vou fazer tudo para em 2018 dirigir a Câmara com muita responsabilidade". Aquiles também disse que vai fazer tudo que for possível para ajudar o Prefeito, e que também precisa de sua ajuda.